Bombeiro de Aço: o que é, como funciona e quais são as provas

Prova Bombeiros de Aço

Bombeiro de Aço é uma prova que acontece em nível nacional com organização do SenaBom para “testar”o nível de força e resistência dos bombeiros que se desafiam. O ganhador da prova é premiado com valor de dinheiro e troféis, além disso torna-se o home de Aço do ano!

Mas claro, existem as competições estaduais, mas com o mesmo nível de dificuldade!

FASE 1: SUBIDA NA TORRE, IÇAMENTO E DESCIDA DA TORRE

Inicialmente, o competidor deverá pegar uma mangueira de 2½ com um peso máximo de 12 kg, que está disposta em zigue-zague e não pode medir mais do que 1,20 m. Em seguida, ele subirá os lances de escada da torre até alcançar o topo, onde posicionará a mangueira em um local previamente marcado. A torres possui 12 metros de altura.

Posteriormente, o competidor içará uma segunda mangueira de 2½, que também não pode exceder 12 kg de peso, e ela estará enrolada e presa na extremidade de uma corda. Se o competidor não conseguir içar a mangueira com sucesso ou se ela cair, ele será desclassificado e não poderá continuar na competição.

Após colocar a segunda mangueira no local designado, o competidor descerá a torre, segurando em pelo menos um dos corrimãos e pisando em todos os degraus. Caso ele não siga essa abordagem, haverá penalizações de cinco segundos para cada degrau não pisado e cinco segundos para cada lance de corrimão sem uma das mãos apoiadas.

FASE 2 – ENTRADA FORÇADA E SLALOW

Nesta etapa, será usado o Kaiser Force Machine®. O competidor utilizará um malho ou marreta para realizar golpes consecutivos em um peso que deslizará encaixado em um dispositivo metálico. O objetivo é fazer com que o peso alcance o limite demarcado no próprio equipamento, que está posicionado a uma distância de cerca de um metro.

O competidor deve segurar o malho ou marreta com ambas as mãos acima de uma marca visível no cabo. Os golpes devem atingir o peso na sua parte central, onde há uma marca indicando a zona correta de impacto. Qualquer golpe realizado acima dessa marca resultará em uma penalização de cinco segundos por golpe errado.

Após ultrapassar a marca na barra metálica, o competidor deve colocar o malho ou marreta em um tapete designado. Se não o fizer corretamente, haverá um acréscimo de cinco segundos no tempo. Em seguida, ele percorrerá um circuito de 40 metros com curvas sinuosas até chegar à viatura com a mangueira pressurizada.

FASE 3 – ARRASTE DE MANGUEIRA E EXTINÇÃO DE INCÊNDIO

O competidor pegará uma mangueira de 30 metros de comprimento pressurizada com um diâmetro de 1½ polegadas. Ele deve arrastar a mangueira sobre o ombro ao longo de um percurso de 25 metros, seguindo um trajeto predefinido na direção oposta à última etapa. Em seguida, passará por uma porta de duas folhas, no estilo vai-e-vem, para chegar ao local do incêndio, onde extinguirá as chamas. Após apagar o fogo, ele colocará o esguicho sobre o tapete designado e prosseguirá para a última fase da competição.

FASE 4 – RESGATE DE VÍTIMA INCONSCIENTE

O competidor deve arrastar um manequim ou boneco com peso máximo de 80 kg ao longo de um trajeto designado de 30 metros. Para realizar essa tarefa, deve usar a técnica australiana, passando os braços sob as axilas do manequim e permitindo o cruzamento das mãos sobre o peito. O deslocamento deve ser realizado caminhando de costas até a linha de chegada.

É estritamente proibido arrastar o manequim pelas vestimentas ou utilizar qualquer outra técnica que não seja a técnica australiana para realizar essa parte da competição.

E aí, você teria resistência para concluir essa prova?

Etiquetas: