Avançar para o conteúdo

Drone: item importante para as equipes de combate a incêndio

Drones equipados para segurança pública oferecem informações em tempo real às equipes de combate a incêndios e à equipe de comando para que possam criar estratégias de acordo, permanecer mais seguras e salvar mais vidas.

Uso do drone no mundo

Incêndios florestais apenas na Califórnia e apenas em 2021 engoliram mais de 2 milhões de acres de terra e destruíram comunidades inteiras . Depois que o furacão Ida rugiu em terra como uma tempestade de categoria 4, dizimando a última ilha-barreira habitada da Louisiana, os remanescentes da tempestade provocaram tornados e inundações ao longo da costa leste.

Na cidade de Nova York, várias pessoas se afogaram em seus apartamentos no porão.

Drono nos EUA

Além das causas e riscos usuais de incêndio, as mudanças climáticas estão alimentando condições climáticas extremas.

Enfrentando essas ameaças crescentes, os bombeiros devem aproveitar todas as ferramentas disponíveis para ajudar a mitigar os danos e a perda de vidas.

Os drones são mais do que apenas uma ferramenta – eles podem ser um aliado, atuando como olhos e ouvidos em locais e condições onde os bombeiros não estariam seguros.

Drones equipados com câmeras de imagem térmica, áudio, GPS e recursos de transmissão ao vivo oferecem às equipes de combate a incêndio e à equipe de comando informações em tempo real sobre as condições no local do incêndio, para que possam criar estratégias de acordo e permanecer mais seguras.

Mas e se o seu drone não suportar transmissão ao vivo ou tiver atraso excessivo? Esse é o problema exato que a LETS resolve com sua plataforma de streaming de drones que suporta praticamente todos os drones, mesmo aqueles que não possuem suporte nativo para transmissão ao vivo. O atraso ultrabaixo e o acesso privado maximizam sua capacidade de obter as informações corretas para qualquer pessoa com dispositivos compatíveis com a Internet em segundos.

Monitoramento das condições de incêndio

Drones equipados com imagens térmicas e câmeras infravermelhas podem ver através da fumaça espessa para localizar assinaturas de calor. Eles já estão sendo usados ​​para monitorar o comportamento do fogo e identificar focos de incêndio , sem a necessidade de submeter os bombeiros no solo à fumaça e ao calor.

Usos adicionais, como monitoramento de padrões de vento, também estão sendo explorados.

Drone no Brasil

“Uma das muitas coisas que tornam os incêndios florestais tão difíceis de conter é o efeito que um incêndio tem nos ventos locais, que podem mover o fogo em direções inesperadas praticamente sem aviso prévio”, escreveu Scott Elliott, do Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura, que está em parceria com a academia para coletar dados sobre a propagação do fogo e o vento gerado pelo fogo . “Agora, está sendo testada uma tecnologia que pode ajudar os bombeiros a acompanhar um incêndio – aumentando sua segurança e permitindo que eles posicionem melhor seus recursos limitados”.

Incêndios florestais

E no oeste americano, onde os incêndios florestais ainda ocorrem, os drones fornecem um sistema de entrega mais seguro para bolas de fogo químicas que caem do céu para definir intencionalmente pequenas queimaduras prescritas para criar aceiros para impedir ou impedir a propagação de incêndios florestais enquanto as equipes tentam apagar as chamas. ao controle.

Realização de operações de busca e salvamento

Além de localizar sobreviventes e vítimas de desastres naturais, os drones são frequentemente usados ​​pela polícia e bombeiros em operações de busca e salvamento.

Drones pilotados por humanos estão rotineiramente localizando – e salvando a vida de – idosos desaparecidos, crianças, caminhantes, pessoas com deficiência, vítimas de acidentes, surfistas e outros.

Os drones equipados com conjuntos de microfones podem ajudar os socorristas a se comunicarem com os sobreviventes para direcioná-los à segurança ou garantir que a ajuda esteja chegando.

Incêndios florestais

Em resgates nas montanhas, por exemplo, onde pessoas desaparecidas estão sujeitas a hipotermia, riscos de queda e ataques de animais, e os socorristas ficam à mercê da escuridão, do clima inclemente e de terrenos acidentados, localizar uma vítima por drone é normalmente mais rápido, mais barato e mais seguro do que um helicóptero ou resgate terrestre para todos os envolvidos.

Drones autônomos equipados com sensores oferecem uma promessa adicional no uso de ferramentas de inteligência artificial para identificar e localizar vítimas em escombros.

Uso de drones no Brasil

Drone bombeiros
Drone

Atualmente esta tecnologia é considerada um custo elevado para os cofres públicos, no entanto grande parte dos estados já possuem drones.

Como exemplo temos Santa Catarina, que adquiriu o drone Phanton 4, de fabricação chinesa, com capacidade de voo de 2h30min, considerando o tempo total de voo, com intervalo para troca de baterias. O alcance estimado é de 2 quilômetros, em todas as direções.

Drone de CBMSC

Nos estados de RJ, RS, SP, MG, DF, ES também investiram na tecnologia. Aos poucos a tecnologia vem ganhando espaço.

Os estados com litoral, estão utilizando o aparelho para localizar possíveis vítimas de afogamento, ou até mesmo prevenir.

Drone para os Bombeiros

E você, o que acha sobre esse tema? Considera importante o uso desta tecnologia? Comente aqui!

Aproveite e leia também:

Um dia no quartel de Bombeiros

Como o Incêndio acontece

1 comentário em “Drone: item importante para as equipes de combate a incêndio”

1. Pingback: A importância dos salva-vidas nas praias de Torres RS - Bombeiros do Brasil